CPP Pacaembu realiza cerimônia de abertura da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Domingo, 24 Setembro 2017 12:19 Publicado em Oeste Notícias Ler 200 vezes
Foi realizada na data de ontem, 29/08, a cerimônia de abertura da 4ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu, evento que surgiu em 2015 e vêm percorrendo os presídios paulistas, sendo realizado até duas vezes por ano em uma mesma unidade prisional.
Só de janeiro a julho de 2017, já foram promovidos cerca de 84 mil atendimentos aos apenados de 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Ou seja, em seis meses, os números já representam 91% do total de atendimentos do ano passado. Agora, a 4ª edição da jornada dá continuidade aos trabalhos já realizados anteriormente, beneficiando também os novos integrantes da população carcerária.
 
A cerimônia de abertura contou com a presença de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária, além de autoridades do município, entre os quais o prefeito Maciel Corpa, o vice-prefeito Adão Viscardi, presidente da Câmara Municipal Messias Fagundes e vereadores Luis Steque, Ademir Ferrari, Marcos Lourencetti, Luzia Vechiatti e João Parra, que, como servidor da Unidade Penal, conduziu a cerimônia.

 
O objetivo da Jornada é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reeducandos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Nesta terça-feira, houve emissão/atualização e entregas de Registro Geral (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos. Também foram realizados testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) com a equipe de saúde da unidade prisional, aferição de pressão arterial e teste de acuidade visual, com alunos de enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (FAI). Houve ainda orientações sobre saúde, com a equipe de controle de vetores do município e dicas sobre as Centrais de Atendimento ao Egresso e Família (Caef).
 
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Croeste. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).
 
fonte: Folha Regional Pacaembu
Última modificação em Sexta, 06 Outubro 2017 14:12

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.