Bombeiros Militares em Três Lagoas recebem instrução de corte de árvore

Quarta, 11 Outubro 2017 14:27 Publicado em Três Lagoas

Três Lagoas (MS) – nesta sexta-feira (6), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) realizou a seus militares uma Instrução de Tropa Pronta (ITP), envolvendo operações com corte de árvore. A instrução contou também com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Instrução teve início com uma palestra sobre a legislação municipal pertinente ao assunto. O Sr André, biólogo, responsável pela fiscalização e emissão de autorizações para corte de árvore, falou sobre: os procedimentos que devem ser tomados perante a Secretaria de Meio Ambiente; as iversas situações onde o corte é permitido, com apresentação de fotos; e os Tipos de doenças ou fungos que condenam uma árvore, mesmo ela aparentando estar saudável. Os bombeiros militares tiveram, então, a oportunidade de sanar diversas dúvidas a respeito do assunto.

Em seguida, o 1° Tenente BM Passos, oficial com longos anos de experiência na área, demonstrou e discutiu os principais procedimentos para manutenção e uso da motosserra e demais equipamentos necessários ao corte de árvore, como: limatão para afiar, misturas de combustíveis, conferência e inversão do sabre, tiragem e conferencia de velas, procedimentos quando a motosserra estiver afogada, cuidados com os equipamentos, dentre outros assuntos.

Debatidos os riscos presentes durante o corte, como: rede de energia elétrica; galhos apodrecidos; falta de ancoragem ideal para segurança; e enxame de abelhas presentes; foram apresentados, por meio de vídeos, alguns acidentes acontecidos e os riscos que se apresentam neste tipo de atendimento, com relato pelos militares das guarnições de situações que já presenciaram.

Como exercício, foram propostas situações-problema para ser debatidas e resolvidas pelos militares participantes. Como resultado, além do nivelamento de conhecimento e habilidades, foi apresentada a necessidade de padronização de procedimentos entres as guarnições. Padronização esta que já está sendo viabilizada pelo Comando do 5º GBM para melhor eficácia e eficiência dos atendimentos na área.

 

fonte: Bombeiro MS